Donald Trump, presidente dos Estados Unidos.

Em investigação contra o Brasil, Estados Unidos citam pix, pirataria e comércio da Rua 25 de março

16 de julho de 2025

Após anunciar um tarifaço de 50% na semana passada, o governo dos Estados Unidos, liderado por Donald Trump, abriu uma investigação sobre as políticas comerciais do Brasil. A iniciativa marca mais um capítulo das tensões comerciais entre os dois países.

O inquérito, anunciado pelo representante de Comércio dos EUA, Jamieson Greer, inclui o Pix entre os pontos de preocupação. Segundo Washington, o sistema de pagamentos brasileiro poderia “minar a competitividade de empresas” americanas que atuam em serviços de pagamento digital.

A investigação se baseia na Seção 301 da Lei de Comércio de 1974, que permite ao governo norte-americano adotar medidas tarifárias e não tarifárias contra países cujas práticas sejam consideradas prejudiciais às empresas dos EUA.

O relatório também critica o Brasil por restringir a transferência de dados pessoais para os Estados Unidos e questiona a eficácia do combate à pirataria. A Rua 25 de Março, em São Paulo, foi citada como um dos principais mercados de produtos falsificados, “apesar das operações de fiscalização” realizadas no local.