Câmara Municipal de Caieiras

Câmara de Caieiras retoma trabalhos com moção de repúdio e clima tenso entre vereadores

8 de agosto de 2025

Após o recesso legislativo, a Câmara Municipal de Caieiras realizou, na noite de quarta-feira (6), a primeira sessão ordinária do segundo semestre. O encontro, que marcou a 11ª sessão do ano, teve como destaque a aprovação de uma moção de repúdio contra o deputado estadual Márcio Nakashima e foi marcado por discussões acaloradas no plenário.

A moção, assinada pelos vereadores Dr. Panelli, Alemão da Barroca, Ítalo Eudes, Nelsinho Fiore e Lagoinha Josi, foi uma reação a outra moção apresentada anteriormente por Nakashima contra o prefeito Gilmar Lagoinha. Na ocasião, o parlamentar criticou o chefe do Executivo por se envolver em uma confusão durante fiscalização feita por vereadores em uma obra da cidade. Ao ser questionado sobre a falta de alvará, o prefeito deu voz de prisão ao filho da vereadora e presidente da Câmara, Zefinha.

REFIS em debate
Ainda durante a sessão, o líder do governo, Dr. Panelli, cobrou a votação do projeto de lei que institui o Programa de Recuperação Fiscal (REFIS) no município. O vereador vem tratando do assunto desde antes do recesso e, recentemente, publicou nas redes sociais que “a cidade vive um momento político difícil” e que a aprovação do programa seria fundamental para reforçar a arrecadação.

Vereadores de oposição, no entanto, afirmam que a proposta enviada pelo Executivo favorece grandes devedores e empresários. Em nota ao Portal Caieiras Notícias, a presidente da Câmara, vereadora Zefinha, declarou que o texto “não continha informações técnicas adequadas para análise e deixou de esclarecer pontos operacionais essenciais, como prazos, critérios de adesão e impacto financeiro”.

Clima acirrado
A sessão também registrou embates verbais entre Dr. Panelli e o vereador Micael Fernando, evidenciando mais uma vez a divisão política no Legislativo entre aliados do governo e membros da oposição.

 

Compartilhe