Animais ficam azuis após carreta derramar corante em córrego de Jundiaí
Um acidente envolvendo uma carreta carregada com corante industrial tingiu de azul a pelagem de patos e gansos que vivem às margens do Córrego das Tulipas, no bairro Jardim Tulipas, em Jundiaí (SP). O caso aconteceu na manhã desta terça-feira (13), após o veículo colidir com um poste e derramar cerca de 2 mil litros do produto químico.
O motorista não estava dentro do caminhão no momento da colisão. O veículo teria se movimentado sozinho, descido uma via e atingido o poste, provocando o rompimento do tanque com o corante, que escoou para o córrego e para a pista.
O produto transportado é usado na coloração de embalagens, como caixas de ovos, e tem odor forte. Após o incidente, equipes ambientais retiraram as aves afetadas da água e a Associação Mata Ciliar iniciou buscas por capivaras que costumam frequentar a área e que também podem ter tido contato com a substância.
A Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb) foi acionada e realizou análises na água. Segundo o órgão, não foi constatada contaminação no córrego, e até o fim do dia não havia registro de peixes ou aves mortos. A Cetesb informou que adotará medidas administrativas com base na ocorrência.
A colisão causou o fechamento total da via na entrada do Jardim Tulipas. A Polícia Civil esteve no local para apurar as circunstâncias do acidente.
A concessionária CPFL Piratininga também foi acionada. Técnicos da empresa isolaram a área e aguardam a retirada da carreta para realizar a troca do poste danificado. Durante os reparos, o fornecimento de energia elétrica na região será temporariamente interrompido.