Anvisa proíbe ‘Xarope da Vovó’, vitamina C e outros 4 produtos irregulares; veja quais são
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) proibiu a fabricação, comercialização e distribuição do popular “Xarope da Vovó”, frequentemente encontrado em feiras e prateleiras de supermercados como um suposto remédio natural para tosse e resfriado. A decisão foi publicada na última sexta-feira (18), no Diário Oficial da União.
O produto, que também é vendido sob o nome “Xarope da Vovó Isabel”, não possui registro, cadastro ou notificação junto à Anvisa. Além disso, o fabricante é desconhecido. Com isso, todos os lotes do xarope passam a ter a venda e divulgação proibidas em todo o país.
A medida também atinge outros quatro produtos considerados irregulares:
-
Colágeno + Vitamina C – Grupo Nutra Nutri Ltda
-
L-Treonato de Magnésio – Grupo Nutra Nutri Ltda
-
Espinheira Santa – Grupo Nutra Nutri Ltda
-
Curcumyn Long (extrato de cúrcuma longa 95%) – Akron Pharma Ltda
Segundo a Anvisa, a empresa Grupo Nutra Nutri Ltda não possui autorização de funcionamento como fabricante de medicamentos, exigência obrigatória para atuar no setor. Já no caso do produto da Akron Pharma, uma inspeção constatou que o extrato de cúrcuma não atende às especificações técnicas exigidas pela legislação.
Com a decisão, todos os cinco produtos devem ser recolhidos do mercado, e estão com a fabricação, importação, venda e propaganda proibidas.