Seca expõe ponte em represa de Piracaia e escancara crise hídrica em São Paulo
A paisagem na represa Jaguari-Jacareí, em Piracaia, mudou drasticamente e se tornou símbolo da atual crise hídrica que atinge o estado de São Paulo. Parte essencial do Sistema Cantareira, o reservatório apresenta um dos níveis mais baixos dos últimos anos, revelando estruturas antes submersas.
Há pouco mais de dois anos, em agosto de 2023, as pilastras de uma ponte local estavam completamente cobertas pela água. No último fim de semana, a estrutura de cerca de 15 metros ficou totalmente exposta, evidenciando a redução drástica do volume da represa.
O Sistema Cantareira, responsável por abastecer grande parte da Região Metropolitana de São Paulo, opera atualmente com apenas 23,8% da capacidade, bem abaixo do ideal. Somando todos os reservatórios que abastecem a Grande São Paulo, o nível médio está em 28,7%, o menor índice desde a crise de 2014 e 2015. Este é o terceiro ano consecutivo com chuvas abaixo da média no estado.
Para tentar conter o avanço da crise, o governador Tarcísio de Freitas colocou em prática um plano de contingência, que prevê medidas progressivas de economia e controle da distribuição de água. Entre elas, estão a redução da pressão nos encanamentos por até 16 horas diárias, o uso do volume morto das represas e até mesmo a possibilidade de rodízio no abastecimento, caso a situação se agrave.
O plano funciona em faixas de monitoramento conforme o nível dos reservatórios:
-
Faixa 1: abaixo de 43,8% — campanhas de uso consciente e revisão das transposições;
-
Faixa 2: abaixo de 37,8% — redução da pressão por 8 horas;
-
Faixa 3: abaixo de 31,8% — redução por 10 horas (nível atual);
-
Faixa 4: abaixo de 25,8% — redução por 12 horas;
-
Faixa 5: abaixo de 19,8% — redução por 14 horas;
-
Faixa 6: abaixo de 9,8% — redução por 16 horas;
-
Faixa 7: 0% (volume morto) — início do rodízio de água.
A seca prolongada e os reservatórios em níveis críticos reacendem o alerta sobre a importância do consumo consciente e da preservação dos mananciais que garantem o abastecimento de milhões de paulistas.
