Ciclone extratropical: Defesa Civil alerta para risco de temporais, granizo e ventos de até 100 km/h

8 de novembro de 2025

A Defesa Civil do Estado de São Paulo emitiu um alerta severo na noite desta sexta-feira (7) devido à aproximação de um ciclone extratropical que deve provocar fortes chuvas, rajadas intensas de vento e risco de granizo em várias regiões do estado a partir da madrugada deste sábado (8).

De acordo com o tenente Maxwel Souza, diretor de comunicação da Defesa Civil paulista, o ciclone, que passou pelo Sul do país nesta sexta, avançará pelo território paulista durante a madrugada e a manhã de sábado, com maior impacto previsto para o Vale do Ribeira.

“As áreas mais atingidas devem ser o litoral, a Grande São Paulo, além das regiões de Campinas e Sorocaba”, informou o tenente.

Ele alertou ainda que as rajadas de vento podem ultrapassar os 100 km/h. Ventos acima de 60 km/h já são capazes de derrubar árvores, e, acima de 70 km/h, podem arrancá-las pela raiz.

A previsão da Climatempo indica um sábado com períodos de sol entre nuvens e pancadas rápidas de chuva durante o dia, intensificando-se à noite. No domingo (9), o tempo segue instável, porém com menor volume de precipitação. As temperaturas devem cair, com máxima de 21 °C e mínima de 15 °C.

A combinação entre o calor pré-frontal, o avanço de uma frente fria e a circulação atmosférica associada à formação do ciclone cria condições para tempestades severas, com risco de granizo isolado, alta incidência de raios e ventos fortes.

A Defesa Civil também chama atenção para a possibilidade de microexplosões — fenômenos que ocorrem quando descargas violentas de ar descem das nuvens de tempestade e atingem o solo com ventos que podem superar 200 km/h.

Compartilhe