Suposto influencer deita nos trilhos da CPTM em “desafio” gravado para redes sociais
Um vídeo que circula nas redes sociais mostra um suposto criador de conteúdo vendado, deitado na linha férrea da Companhia de Trens Metropolitanos (CPTM) na estação Aracaré, em Itaquaquecetuba, enquanto o trem passa acima dele.
A CPTM informou que a cena aconteceu no dia 24 de junho e, quando os agentes chegaram, a pessoa havia fugido, o que impossibilitou a detenção e identificação do invasor. A Delegacia de Itaquaquecetuba registrou o caso e investiga perigo de desastre ferroviário e incitação ao crime, delitos previsto no Código Penal.
Vídeos de pessoas se arriscando em trens não são novidade na internet. A cena, exibida nas redes sociais, pode servir de alerta sobre os riscos que esse tipo de conteúdo pode causar, especialmente, em crianças e adolescentes.
O que diz a CPTM
Em nota, a CPTM reforçou que o acesso à faixa ferroviária é terminantemente proibido, conforme a Norma Geral de Transporte, Tráfego e Segurança (amparada pelo Decreto Federal 1.832/1996). A prática, além de ilegal, representa risco extremo à vida e à segurança dos passageiros.
A Secretaria da Segurança Pública (SSP) informou que o maquinista, ao perceber a presença do homem nos trilhos, acionou o Centro de Controle Operacional (CCO) para evitar um acidente. O caso foi registrado na Delegacia de Itaquaquecetuba como perigo de desastre ferroviário e incitação ao crime.
A CPTM vai colaborar com a investigação para a identificação do infrator.